segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Portugal: Lisboa e Évora


E finalmente começo a sequência de postagens sobre a minha viagem à Europa, seguirei a ordem do roteiro que contei para vocês aqui, iniciando por Portugal, destino que não estava nos meus planos e entrou pela possibilidade de fazer o stop over em Lisboa, mas que bom que tive a oportunidade, porque foi uma bela surpresa, realmente conquistou o meu coração!

Algo que pude perceber mesmo antes da viagem, fazendo a reserva dos hotéis, foi que os preços em Portugal são dos mais em conta da Europa. Por exemplo a hospedagem que escolhi em Lisboa, um hotel 4 estrelas, custou o equivalente e em alguns casos até menos do que os hotéis nos outros países, os quais eram em sua maioria bem mais simples. Apesar da alimentação, passeios, taxis e tudo ser mais barato, a qualidade não pecou em nada.

Chegando em Lisboa

Chegamos em Lisboa às 7 horas da manhã e pegamos um táxi para o nosso hotel, o que não saiu caro, pagamos algo em torno de 15 euros.


O taxista foi muito simpático conosco, fez até papel de guia turístico nos apontando os pontos interessantes e contando histórias sobre eles e da cidade em geral. Além de ter nos dado boas dicas.

Hotel

O nosso hotel foi o Fênix Lisboa, que dispõe de uma localização privilegiada em frente à praça Marques de pombal e ao metro. Também fica próximo ao Parque Eduardo VII e à Avenida da Liberdade.


Ao chegarmos fomos muito bem recepcionados por uma moça que providenciou o check in antecipado (nosso check in iniciaria só as 14 horas) e ainda nos colocou em um excelente quarto com vista para a praça. Ela também nos deu dicas e mostrou pacotes de passeios de nosso interesse. Mesmo não gostando de fechar pacotes em hotel por achar mais caro, lá valeu a pena e acabamos fechando a ida à Évora com visita a uma vinícola e também a ida para Sintra e Cascais.

O hotel disponibiliza internet gratuita em todas as áreas (só não era muito boa no quarto), bar, restaurante, estacionamento 24 horas (pago) e possui uma decoração elegante e moderna.


Os quartos são novos, confortáveis e são bem decorados.



O café da manhã pagamos à parte, mas valeu muito a pena, pois custou 4 euros por pessoa/dia e era bem farto, com muita variedade, qualidade e organização. As pessoas responsáveis pelo buffet eram sempre muito gentis e prontas a ajudar, sem contar que o tempo inteiro estavam arrumando tudo e repondo a comida para que não faltasse nada.



A cidade

Conhecemos pouco de Lisboa, pois tivemos apenas três dias e meio e quatro noites. Mas o tempo que tivemos para aproveitar, foi o suficiente para eu ter uma ótima impressão, achei a cidade charmosa, organizada, com bom transporte público e muita história, cultura e opções de turismo.

A única coisa que me arrependo é de não ter dado a devida importância na hora de selecionar a quantidade de dias que iriamos ficar, mas é bom que ficou o gostinho de quero mais de voltar com maior disponibilidade de tempo.





O que fazer

Aqui vão dicas de lugares que tive a oportunidade de conhecer e os que com certeza visitarei em uma próxima viagem:

Praça do comércio: essa praça monumental foi de grande importância para Lisboa, serviu de porta de entrada e era lá que estava o Palácio Real, que foi destruído em 1755 por um grande terremoto. É lá que está a enorme estátua do rei José I e o arco da rua Augusta.

Praça do Rossio: uma bela praça que está sempre no agrado dos lisboetas e turistas durante o ano inteiro. Lá você encontra uma variedade de bares e cafés e também pontos interessantes como o pedestal com a estátua de Dom Pedro IV (para nós Dom Pedro I), também estão presentes fontes barrocas e prédios importantes, como o Teatro Nacional, que possui uma linda arquitetura neoclássica.

Belém: um dos meios de se chegar a Belém é pegando o bonde 15 na praça do comércio ou o autocarro 28 (ônibus). Lá você pode visitar o padrão do descobrimento, que é um monumento criado em 1960, tem forma de nau e relembra os personagens importantes para as descobertas portuguesas; o Mosteiro dos Jerônimos, grandiosa e linda construção do século XVI; a famosa Torre de Belém, de estilo manuelino, com influências gótica, árabe e renascentista, foi construída no século XVI para servir de orientação a entrada de Lisboa pelo mar e de ponto de partida das caravelas que saiam em busca do descobrimento de novas terras. Além de conhecer os pontos turísticos você não pode deixar de provar o famoso e autentico pastel de Belém.

Castelo de São Jorge: está localizado em uma das sete colinas de Lisboa e é tido como um dos locais da fundação da capital. Entre os meios de se chegar lá, um que vale a pena é de eléctrico 28 que vai até as proximidades do miradouro de Santa Luzia e de lá seguir a pé. Outra opção é com o autocarro 37 (ônibus) que vai até a entrada do Castelo e termina sendo menos cansativo.

Elevador de Santa Justa e convento do Carmo: o único que restou dos três elevadores verticais de Lisboa foi inaugurado em 1902. Atualmente faz ligação da Rua do Ouro com o Convento do Carmo, além de oferecer a linda vista da Baixa Pombalina e do Castelo. O bilhete custa 5 euros, por duas viagens com acesso ao miradouro e pode ser adquirido lá mesmo.

Avenida da Liberdade: é composta de muitas opções de lojas de grifes e bons restaurantes

Oceanário: fica localizado no parque das nações e é um passeio interessante, principalmente para quem vai com crianças.

Casa de Fado: Fado é uma das músicas típicas de Portugal e em Lisboa é possível encontrar muitas opções de lugares, que são geralmente restaurantes, onde podemos jantar e ouvir as canções. Realmente vale a pena a experiência de conhecer.

Bairro alto: lá é possível curtir a noite boêmia da capital.

Estas são apenas algumas das muitas opções que a cidade tem para conhecer, pois Lisboa oferece muito mais, como por exemplo um amplo número de museus.

Gastronomia

Em Lisboa é possível apreciar o licor de ginja, bons vinhos e a variedade de comidas típicas que Portugal oferece, como o pastel de Belém; o prego (um bife de vaca cortado em fatias finas e feito na chapa, o qual se come com pão); a bifana (que é quase a mesma coisa que o prego, mas é feito com carne de porco); bacalhau no forno acompanhado de batatas ao murro.

Dicas de lugares típicos para um lanche é o famoso café A Brasileira, onde tem a estátua de Fernando Pessoa e a antiga Confeitaria Nacional.

Day Trip para Évora

Évora fica a 1 hora e 45 de Lisboa e é um passeio realmente interessante, que com mais de dois milênios de história. A cidade é pequena, mas muito importante, ela tem um centro histórico muito bem preservado, o qual foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO. Além disso, lá está localizada a antiga arquidiocese de Évora, sendo a cidade metrópole eclesiástica.



Évora conta com igrejas monumentais, praças históricas, casario branco, ruas medievais, a Universidade de Évora, a capela dos ossos, o templo romano e uma bela região que a cerca.









Fora tudo isso, não poderia deixar de compartilhar com vocês a feira de calcinhas que fiz em uma lojinha por lá, sério! Tinham calcinhas que custavam apenas 2 euros e olhe que eram bonitinhas e com bom acabamento. Além das calcinhas, também comprei dois gorros pela pechincha de 5 euros o mais simples e o outro por 7 euros. Évora também oferece muitas lojinhas de artesanato, uma ótima opção para comprar lembrancinhas de viagem.

Vinícola

Depois do almoço partimos para a vinícola Herdade do esporão, localizada na região do Alentejo, um lugar muito bonito e que foi um passeio que valeu a pena (muito bom para os apreciadores de vinho). Ouvimos sobre toda a história da vinícola e sua região e fomos apresentados a área de produção, a qual nos explicaram todo o processo para que os vinhos cheguem as prateleiras. A visita foi finalizada com a degustação de vinhos e queijos.



É isso pessoal, no próximo post falarei sobre o day trip para Sintra e Cascais. Beijos e até a próxima ideia!

Um comentário:

  1. Dicas expressivas para quem esta planejando ir a Portugal. Dica: vai na ideia que e tudo de bom!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre!