segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Como planejar uma viagem

Está pensando em viajar? Então vamos por partes, que aqui tenho algumas dicas para tornar a sua viagem realidade!


Escolha do destino

O primeiro passo para planejar uma viagem é decidir o destino, mas isso não é óbvio? Sim! E o que eu estou querendo dizer é que se você quer e já decidiu que vai viajar, mas não tem certeza de para onde vai, não pensou em nenhum lugar especifico que queira ir, é preciso pensar que tipo de destino seria interessante para você neste momento. Frio? Calor? Museus? Compras? Natureza? Aventura? Gastronomia? Badalação? Sossego?

São muitas as opções para vários tipos de gostos e bolsos, e por isso você precisa pensar o orçamento que terá disponível e as opções que mais te agrada dentro dessa realidade. A partir daí pode-se fazer uma pequena listinha de lugares interessantes (diria no máximo 5 destinos, para não complicar a escolha), onde você vai filtrando até restar apenas um que terá ganho o teu coraçãozinho.

Dou essa dica porque eu já fiquei indecisa procurando mil destinos e não conseguia decidir por nenhum, ficava aquela confusão de lugares e que acabava não me deixando continuar o planejamento da viagem. Era do tipo quero tudo isso e no final ficava sem nenhum, porque olhava passagens, hotéis e roteiro tudo ao mesmo tempo e de vários lugares, terminando não pesquisando nenhum a fundo e não encontrando boas opções e tarifas, o que acabava me fazendo desistir da viagem.


Melhor data para viajar

Mas depois de ter o seu destino escolhido, seja ele qual for, é o momento de saber se a época em que você poderá tirar aquelas férias tão sonhadas é interessante para o lugar escolhido, pois além das condições climáticas (essencial prestar atenção nisso! Por exemplo muita chuva pode arruinar a sua viagem, como também muito sol em um lugar onde você pretendia esquiar ou fugir do calor também não é nada bom), é importante procurar saber que tipos de eventos podem estar ocorrendo naquele mês e se é alta ou baixa temporada, o que influencia bastante nos valores. Outra dica sobre a data que você vai escolher para a sua viagem é planejar e comprar tudo com antecedência, pois quanto mais próximo, mais caro fica e menos tempo você terá para organizar tudo.


Atrações e quanto tempo ficar

Agora que você já tem um destino e escolheu o mês que vai viajar, é hora de pesquisar o que o lugar oferece para fazer e quanto tempo seria suficiente para isso, e então pode-se decidir quantos dias ficar. Não esqueça de desconsiderar o dia da ida e o da volta, pois mesmo que você chegue cedo no seu destino, você perde tempo no aeroporto com espera de bagagem, tem a burocracia do hotel e ainda o cansaço da viagem, principalmente se tiver sido longa e com escalas. O que eu gosto de fazer quando chego cedo é fazer um reconhecimento do lugar, sair andando sem compromisso para conhecer as coisas e voltar para o hotel assim que o cansaço bater, pois não é bom começar uma viagem já no extremo cansaço e não aproveitar bem os dias seguintes.

Já o dia da volta para casa, mesmo que seja tarde da noite e você tenha o dia todo lá para aproveitar, é importante lembrar que o aeroporto nem sempre é perto de onde você está, pode haver transito e é bom chegar com antecedência para o embarque, além de tudo isso podem haver imprevistos. Então não abuse do tempo extra.


Para viagens internacionais

Uma observação no caso de viagens internacionais, é antes de comprar as passagens você tem que checar se o seu passaporte está no prazo de validade mínimo que o país exige e caso não tenha um, você precisará agendar no site da polícia federal, o que é bem simples. Outro ponto importante a se observar é quanto ao visto, alguns países necessitam desta burocracia e você precisa procurar saber como é o procedimento para isso, o valor e em quanto tempo você conseguirá ter o visto em mãos.


Passagens aéreas

Tudo ok até agora? Então it’s time de encontrar as passagens aéreas, o que pode ser bem excitante para alguns (eu adoro!) e para outros pode ser bem chato, já que é preciso tempo e paciência para encontrar as melhores tarifas.
Para a pesquisa eu costumo usar os seguintes sites:
Além de sempre ficar de olho em sites que divulgam promoções como melhoresdestinos e viajanet.

A partir disto eu saio comparando os valores e só compro quando tenho certeza de que não acharei melhor, ou pelo menos não muito melhor. Sem “dormir no ponto”, pois esperar demais pode significar perder aquele valor em conta e depois só achar mais caro.
No caso de sites de busca de passagens, mesmo que eu encontre neles, acabo comprando no site oficial das companhias que eles informaram a tarifa que me interessou. Faço isso porque eles cobram taxas de serviço ao final da compra, o que acaba tornando aquele valor em conta encontrado em um valor bem mais caro, além de que acaba sendo mais seguro comprar pela página da própria companhia.

Para melhores tarifas é interessante ter flexibilidade nas datas e horários dos voos. Por exemplo, se eu quero viajar em janeiro por 10 dias, eu olho todas as datas e horários disponíveis em janeiro, fazendo as combinações de datas dentro do tanto de dias que pretendo ficar no meu destino. É bom pesquisar voos nos horários da madrugada e em dias como meio da semana, pois geralmente nesses períodos eles oferecem tarifas melhores.


Hotéis

Depois das passagens escolhidas, eu pesquiso os hotéis em vários lugares:

  • Agências turísticas
  • Blogs com dicas sobre o meu destino
  • Booking
  • TripAdvisor
  • Sites dos hotéis

Levando em conta três itens essenciais:
  • Localização
  • Limpeza
  • Custo benefício
Realmente não sou do tipo que se importa muito com o conforto, até porque nas minhas viagens o lugar que menos fico é o hotel, mas claro que dou uma olhada em lugares bons, para ter noção de preço e porque sei que às vezes compensa pagar um pouco mais por muito mais. E também tem destinos que vale muito a pena você se preparar para gastar mais em um hotel, como por exemplo os resorts em praias, pois acaba sendo parte das atrações da viagem.

Continuando a escolha do hotel, no caso de encontrar pela internet, eu faço uma listinha de uns três hotéis que gostei e levo para a agencia de viagem, porque lá eles podem verificar com o fornecedor se tem boas tarifas como as que vi pela internet. Fechando por uma agencia acaba sendo mais seguro e mais fácil para resolver eventuais problemas. Essa listinha também ajuda para o agente de viagem saber melhor as suas preferências e poder oferecer opções mais atraentes.


Roteiro

Com quase tudo pronto, agora vem o que eu considero a melhor parte: o roteiro! O que pode exigir bastante tempo, e não conheço jeito melhor do que muita leitura com as pesquisas do velho Google, onde você irá encontrar vários blogs que te darão as mais variadas dicas e é aí que é preciso filtrar bastante as informações e saber dar prioridades as coisas que mais tem o seu perfil, porque dependendo do lugar é bem difícil conhecer tudo em uma só viagem. Por isso, faça anotações, converse com quem já foi para o seu destino, crie uma lista de prioridades do que conhecer e distribua os passeios pelos dias que você terá lá, de maneira que não torne sua viagem tão exaustiva, mas que te faça aproveita-la ao máximo.


Pacotes de viagem

Sobre fechar pacotes eu acho algo delicado de falar se vale ou não a pena, pois muitas vezes fechamos tudo antecipadamente, o que é bom por nos deixar sem preocupações durante a viagem, mas em compensação nos tira toda a flexibilidade. Tem a questão dos valores, que às vezes sai muito mais caro comprar antes e às vezes muito mais barato e isso é um pouco difícil de prever, o que faço é pesquisar agencias no destino escolhido e comparar com os preços das da minha cidade. Mas o que sei é que comprar do hotel que você vai ficar (geralmente os hotéis tem pontos de turismo que vendem passeios locais), na maioria das vezes é beeeem mais caro, raramente compensa.

E por fim, tem a opção de comprar de uma vez só o pacote completo da viagem. Mas vale a pena? Mais uma vez, depende! É preciso ficar sempre de olho em promoções e checar se é realmente promoção ou enganação, para isso você precisa pesquisar o preço em média de todos os itens e comparar com o valor de todo o pacote com os itens que oferece, além de prestar atenção nas taxas que geralmente são cobradas a parte.

O que acontece muito, é a oferta de valores bem atraentes, mas que trazem as letrinhas pequeninas dizendo que o valor é para quarto triplo ou quadruplo (o que seria ruim para quem tá buscando uma viagem de casal), ou que só está incluso a parte terrestre e outras coisas que não são muito interessantes.

Também deve-se levar em conta se o roteiro e quantidade de dias oferecidos no pacote realmente te agradam e se vão atender as suas expectativas, por isso é bom pesquisar o roteiro que você realmente gostaria de fazer e comparar com o que o que o pacote oferece.


Pronto! Agora é só arrumar as malas! Boa viagem e beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre!