quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Cancun - Parte 3 (Parques naturais Xel - Há, Xcaret e Xplor)




                                   






       

        










       E hoje vou falar de muita diversão e beleza natural: os parques! Aqui vou colocar os três da família "X". Vamos lá:         

      1- Parque Xel-Há. Este é um parque de temática ecológica, totalmente natural, que reúne as águas do mar com as da nascente, formando um visual belíssimo. 





         O Xel-Há conta com uma linda vegetação, além de ótima estrutura com muitas cadeiras para se bronzear e redes para descansar, tem também quiosques, restaurantes, banheiros, vestuários, duchas, lockers e lojinhas.






        Eles disponibilizam gratuitamente equipamentos como boias, coletes, toalhas, pé de pato e snorkel. Para os dois últimos que falei, pedem que você assine um termo de responsabilidade e pague um ‘calção’ para usa-los, mas não se preocupe que você receberá o valor integral na entrega. 






             No Xel-Há você paga a entrada e tem todas as atividades e refeições inclusas (café da manhã, almoço, lanches, bebidas (alcoólicas ou não), sorvete e etc...) Além de poder comer e beber o quanto e quando quiser, a comida é muito boa e variada. 
             São mais de 20 atividades, como por exemplo: nado e interação com animais (araras, tucanos, golfinhos, peixe boi e leão marinho), passeios ecológicos (explorando a fauna e a flora), tirolesas aquáticas, mergulhos e um tipo de corda bamba nas alturas, que se você bambear cai na água. Fora que o lugar em si já é uma atração, por sua beleza e o que podemos chamar de piscinão natural.





                  Pago à parte só está o nado com os golfinhos, a interação com os animais e as fotos tiradas por fotógrafos, de você segurando as araras e tucanos, mas claro que essas duas opções não são obrigatórias. Nessa foto com as araras não precisei pagar nada, pois só cobram se você tirar foto com elas em seu ombro, a qual é o fotográfo do parque que tira.

             Outra dica é levar o seu protetor solar biodegradável, pois é proibido outros tipos de protetores, por conterem substâncias químicas que agridem a natureza. E se você deixar para comprar lá, vai pagar uma ‘fortuna’. Outra dica para crianças e pessoas com os pés sensíveis (tipo eu), é levar sapatilhas aquáticas para andar pelo parque (lá também vende, comprei a minha lá, mas acredito que seja mais barato por Cancun), essas sapatilhas facilitam muito, porque o sol é muito quente e deixa o chão pegando fogo, além de proteger os pés de pisar em algo que machuque.           
     
            Muita gente faz em um dia só o passeio para Xel-Há e Tulum, eu não indico! Porque Xel-Há é realmente incrível e vale a pena reservar um dia só para este parque, eu passei um dia todo e ainda queria mais, pois não consegui desfrutar de todo o parque. Na próxima oportunidade que eu tiver de voltar à Cancun, vou querer repetir a dose do Xel-Há e dessa vez conhecer tudinho que o parque oferece!

        2- Xcaret, este é um parque maior que o Xel-Há, ele conta com mais de 40 atividades (pagas e não pagas). Este já não é totalmente natural como o Xel-Há, mas segue o mesmo estilo de eco Park. 


        Normalmente o pessoal fecha dois dias pra conhece-lo, ficando um dos dias até a noite para o espetáculo sobre as culturas Maia e mexicana. Eu fechei um dia só, permaneci até a noite e pra mim foi o suficiente, realmente não vi esse ‘mundo’ de coisas para fazer lá, até porque muitas das atividades (diria as mais legais, como caminhar no fundo do mar) são pagas à parte acho uma sacanagem, o que termina deixando o passeio bem caro.       

        A estrutura conta quase com as mesmas coisas do Xel-Há (restaurantes, banheiros, vestuários, lockers, duchas, lojinhas). Com o 'detalhe' que para todos os pacotes eles oferecem toalha e colete salva vidas, mas os equipamentos (snorkel e pé de pato) são de exclusividade para os que pagam o pacote Xcaret Plus (naquele esquema de pagar 'calção'). E também tem que pagar multa caso perca a toalha, o que não existe no Xel-Há, o qual dispõe de cestos por todo o parque, pra você deposita-las. Já no Xcaret as toalhas têm que ser entregues em lugares específicos, o que atrapalha, por você ter que carrega-las a maior parte do tempo. 



         Outro 'detalhe', é que a alimentação não está inclusa no ingresso, somente para quem adquire o Xcaret Plus é que eles dão direito a UM almoço com sobremesa (estilo buffet e com poucas opções de sobremesas), UMA cerveja e bebidas (não alcoólicas) ilimitadas. Mas, atenção, pois somente durante a sua permanência no restaurante escolhido para almoçar (lá assim como o Xel-Há tem mais de um restaurante) é que você poderá comer e beber (suco, água e refri) de maneira ilimitada. Eu vou ser bem sincera que  não gostei muito da qualidade e variedade da comida, não me recordo agora qual o nome do restaurante que escolhi, talvez os outros sejam melhores.



          Outra 'coisinha' que você precisa saber é que até o sorvete que você compra lá, tem um preço salgado. Então vá preparado para gastar bem mais nesse parque e com a barriga bem abastecida com um café da manha reforçado. 

      Sobre os filtros solares e sapatilhas que falei na parte do Xel-Há, se aplica ao Xcaret também.       

       As atrações mais interessantes são as lindas praias e piscinas naturais, os rios subterrâneos, o cemitério maia (de verdade é bem diferente), o Pueblo Maya (que são pequenas réplicas das casas dos Maias), o rio dos segredos (o qual tem um passeio de uns 15 minutos em um barquinho) e a torre ciência giratória, que é uma torre que sobe e gira 360º no alto, proporcionando um visual de toda a região do parque (a torre é toda fechada e com lugares para sentar, de verdade não dá medo).    




















      O famoso espetáculo noturno, foi o que mais gostei nesse parque, realmente sensacional! Além de muito bonito e dinâmico, o espetáculo ensina muito da cultura daquele povo. 
      
      Ao sentarmos para aguardar o início do show, eles distribuíram umas velinhas perfumadas para todo mundo. Fica uma coisa linda, todas aquelas pessoas (muita gente, por isso chegue cedo para pegar um bom lugar) com aquelas velas decorando o lugar.











          No geral, valeu a pena sim conhecer o Xcaret, eu voltaria lá e também indico o passeio, mas vá ciente dos detalhes para não se decepcionar se sentir assaltado lá (talvez por ter ido com muita expectativa e sem saber desses detalhes, foi que eu me decepcionei um pouco), diferentemente do Xel-Há, que quase optei por não ir e acabei amando! Portanto, Xel-Há ganha em três pontos: comida, diversão e beleza.        


          3- Xplor, esse eu não fui por questões de tempo mesmo, tive que filtrar que passeios escolher, e como já tinha optado por dois parques, deixei esse pra uma próxima viagem. Não por acha-lo desinteressante, e sim por ele ter um estilo mais aventureiro, eu até gosto de aventura, mas sou medrosa e já tinha ido a minha cota de coragem em algumas escolhas de passeios.          

          Como não fui nesse parque, não tenho muito o que falar sobre ele, apenas o que sei através de pesquisas. Li que lá você pode encontrar passeios pela selva (com aqueles carros anfíbios), tirolesas radicais, rafting e nado e/ou remo com as mãos em um rio subterrâneo com estalactites.  Um detalhe deste parque é que ele não abre aos domingos.  

          Uma última dica que vale pra os três parques é: não marquem baladas ou durmam muito tarde no dia anterior, pois os parques exigem disposição para aproveitá-los bem.           
      
            Por hora, é isso! Qualquer dúvida, já sabem! Beijos e até a próxima ideia!



4 comentários:

Obrigada pela visita, volte sempre!