sábado, 22 de novembro de 2014

Cancun – Parte 4 (Ruínas Maias e suas maravilhas)


Nesse post da série Cancun, vou falar sobre dois passeios que vão agradar os que adoram conhecer culturas antigas. Chichen Itza e Tutum, ambos sítios arqueológicos onde viveram os Maias, são lugares que nos fazem viajar no tempo e conhecer um pouco dessa civilização milenar tão inteligente e de vastos conhecimentos em várias áreas, como a escritura hieroglífica, agricultura, matemática, astronomia e tantas outras.

1- Chichen Itza está localizada no estado de Yucatan, e fica a 205 km de Cancun. Este lugar é um dos sítios mais procurados e é lá que está a famosa pirâmide (ou templo) de Kukulcan, cartão postal do lugar e eleita em 2007, uma das novas sete maravilhas do mundo. O templo piramidal tem esse nome em homenagem a divindade suprema dos Maias e significa serpente emplumada sagrada.




                  
 A pirâmide tem 4 lados iguais com 91 degraus, que totalizam 364 que se unem ao topo, resultando em 365, o número equivalente a 12 meses no calendário do Haab, que é um dos calendários Maia. 
               

Kukulcan foi inspirada no pássaro Quetzal, ave sagrada para os mais e conhecido como serpente de penas.
              
O monumento foi erguido sem a utilização de ferro e sua construção foi feita para marcar fenômenos como os solstícios e equinócios, importantes para o ciclo agrícola. No início da primavera é possível visualizar um fenômeno que forma a imagem de uma serpente gigante projetada na escadaria norte da pirâmide, este efeito de sombra e luz é chamado de ‘a decida de Kukulcan’. O fato se torna ainda mais interessante por existir as cabeças de duas serpentes esculpida no inferior dessa mesma escadaria, dando a inteira forma da serpente.




          
Como se toda essa engenhosidade dos Toltecas já fosse suficiente, a Kulkucan ainda conta com mais uma, a acústica da pirâmide, a qual produz o canto do pássaro Quetzal, esse som pode ser ouvido ao bater-se fortes palmas em frente a escadaria.
        

Mas, apesar dessa pirâmide ser suficientemente fascinante, Chichen Itza é um complexo enorme, cheio de mistérios e outros monumentos. Oferecendo também:


I- O campo de jogo de bola mesoamerico (Tlachitli), o qual se disputava literalmente a vida do campeão, o capitão do time vencedor era sacrificado e acredite, era um prazer pra eles ganhar o jogo. Eles tinham uma maneira bem diferente de jogar bola, existiam dois times, cada um com sete homens e era utilizada uma bola feita de látex (que pesava entre 3 e 5 kg), a qual deveria passar uma única vez por um pequeno aro de pedra preso na parede. Os jogadores só poderiam usar os cotovelos, joelhos e bacia, sendo totalmente proibido usar a cabeça, as mãos ou os pés. O Tlachitli era de cunho recreativo e também tinha aspectos religiosos. O campo tinha (tem até hoje) uma acústica incrível, permitindo que uma pessoa escute a outra estando em uma grande distância, sem precisar gritar. Além do juego de pelota, o espaço também era utilizado pela elite para diversos eventos.




II- Templo dos guerreiros, são colunas com cabeças de serpentes esculpidas, que representavam os guerreiros da civilização.
          
III- Cenote sagrado, tinha importância religiosa e era local de sacríficios materiais (jogavam muitas jóias) e humanos, atraindo peregrinos toltecas de outras regiões.


          
 IV-  El caracol, construído para ser um observatório astronômico.


             
Além dessas, existem outras construções que podem ser visitadas, como por exemplo:  a parede de crânios (Tzompantli), o templo das mil colunas, o templo do jaguar, a plataforma de Vênus, o ossuário, a casa vermelha, a igreja Maia e mais.









2- Tulum que significa barreira/parede na língua Maia, é a famosa cidade murada. Fica a 131 km de Cancun. O sítio arqueológico disponível para visitação do lugar é menor do que o de Chichen Itza, porém, por ser a beira mar, conta com a vista incrível de uma praia belíssima e própria para um refrescante banho. A praia fica logo abaixo das ruínas e pode ser acessada por uma escadaria.





Tulum tem ruínas muito bem conservadas, o local é muito bem organizado e não é tão cansativo quanto Chichen Itza.




Em Tulum é possível ser contemplado com um lindo espetáculo de acrobacias dos “Voladores de Paplanta”, uma dança Maia curiosa e interessante de se ver.



Na entrada existe uma estrutura com lojinhas e bares. Para chegar nas ruínas pode-se optar por ir á pé ou de de trenzinho (o preço da ida+volta é de 20 pesos, cerca de R$ 3). Quem estiver com crianças, idosos, alguma limitação física ou apenas não tiver muito preparo físico, eu aconselho pegar o trenzinho, pois o sítio fica um pouco longe e no trem você irá confortavelmente sentado, apreciando a bela paisagem.





Resumindo, além de muita história, Tulum oferece um ótimo passeio natural, onde pode-se apreciar ruínas, praia, a bonita vegetação e as curiosas iguanas, que estão por toda parte.



Tivemos em nosso passeio contratato pela Alvaro Tour (falei dessa agência em Cancun parte 2) dois guias excelentes (o Alvaro e o sr. Tartaruga), eles nos deram uma explicação completa sobre os lugares que visitamos, sem transformar a riqueza dos detalhes em coisas chatas, parecia mesmo que estávamos revivendo a época daquela civilização. A história já foi sendo contada desde a viagem, dentro do ônibus e quem dormisse perderia curiosidades interessantes e a chance de ganhar um prêmio no fim do dia! Pois como também falei em postagem anterior, o Alvaro (dono da agencia) faz joguinhos em seus tours, e um desses jogos foi separar grupos no ônibus (por família), para que no final do dia, na volta para Cancun ele pudesse fazer perguntas sobre tudo que conhecemos. Para darmos as respostas das questões, ele distribuiu caderneta e caneta. O critério de desempate era literalmente quente, uma das pessoas de cada grupo empatado tinha que comer pimenta (pura!) e quem aguentasse mais, venceria (claro que a opção de não comer dava a vitória ao outro grupo). Dois casais empataram e a disputa foi bem acirrada! Outra coisa interessante dessa agência é que eles distribuem lanche, água e sombrinha (pois o sol nos sítios arqueológicos é coisa de louco).

Os passeios de Chichen Itza e Tulum não são os únicos sítios arqueológicos abertos para visitação daquela região, existem outros como Cobá, que não pude conhecer devido ao tempo curto.

Os dois passeios falados nessa postagem não foram feitos em um único dia (até porque não seria possível), postei os dois juntos por se tratarem do mesmo estilo de passeio. Fiz em um dia Chichen Itza, cenote Ik Kil e a pequena cidade de arquitetura colonial, Valladolid. Em outro dia fiz Tulum, cenote dos Ojos e a linda praia de Akumal. Estes lugares que citei eu falarei no próximo post, Cancun – parte 5.

3 comentários:

  1. Ola!!! Vou p Cancun dia 15 e amei suas dicas!! O post n 5 fez falta... (Kkkkk)!!! Amei o seu blog e vc está me inspirando a fazer um tb!! Fiz algumas viagens e é sempre mt bom trocar dicas!! Bjuxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, que bom que gostou das dicas! Infelizmente parei um pouco com as postagens porque estou viajando, mas quando eu voltar vou ter muitas novidades sobre os países que estou conhecendo na Europa e darei continuidade a série Cancun e espero que seja antes da sua viagem pra puder ajudar ainda mais! E caso você faça seu blog, deixa o link aqui pra eu visitar! Aah, e qualquer dúvida sobre Cancun é só perguntar que se eu souber ajudarei com muito prazer! Beijos :)

      Excluir
  2. Falei com uma amiga sobre seu blog hj!! Visitei vários blogs, mas me identifiquei com vc, como são as coisas... Aguardarei as próximas postagens, n conheço nadica da Europa!! Bjuxx

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre!