quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Cancun - Parte 1 (melhor época para ir e onde se hospedar)

           
         Oi pessoal! E eu começo o assunto de hoje com uma pergunta: como seria conhecer o paraíso? Cancun! Sim, se trata do nome de um lugar onde é possível sentir-se lá (literalmente se sentir, a riqueza em pessoa!). Esse é um destino com muitas possibilidades e para diferentes perfis e grupos de viajantes, sejam grupos de amigos solteiros, casais ou famílias. Mas afinal, Cancun, Caribe... Não seria só praia? Não! E mesmo se fosse, que praia heim?! Somente o C A R I B E, meu bem! Resorts incríveis, areia branquinha e um mar com tons de azul que impressionam qualquer par de olhos! Além de ser esse paraíso ‘caliente’ cheio de belezas naturais, onde você pode pegar aquele bronze perfeito, ter muitas opões de entretenimento e aventura, se esbaldar nas piscinas que os resorts oferecem e apreciar o belo mar caribenho. Cancun é também um lugar de badalação, para os que gostam de uma boa noitada e de muita cultura, para os apreciadores de história.

Ps.: todas as fotos usadas aqui foram de minha autoria e estão completamente sem filtros. Adicionei também um video (feito por mim), pra vocês terem ideia do azul do mar, não exagerei na sua beleza!







Entendido o tipo de lugar paraíso que é Cancun, a quem interessou conhecer algum dia, surgem as dúvidas: onde se hospedar? Que passeios fazer? Onde comer? Quantos dias ficar? Qual a melhor época para ir? Que moeda usar lá? Que tipo de transporte usar por lá? Preço? E tantas outras perguntas...

Então vamos por partes, que a conversa vai ser longa...

1 - Antes de tudo é bom escolher com cautela a data de ida, pois eu não aconselharia ir pra Cancun nos meses com risco de furacão, no caso no início de junho ao final de novembro, sendo o maior número de incidência em setembro e outubro. Outra dica é, se você está querendo sossego em suas férias por lá, eu também não indicaria ir em época de spring break, que acontece todo ano entre março e abril (a previsão de maior pico para 2015 será entre 07 e 28 de março). Spring Break é o período de recesso  para as escolas e universidades da América do Norte, acontece em prol do início da primavera. e
E aí a garotada, muitoooos grupos de crianças e jovens (principalmente universitários americanos e canadenses), ‘invadem’ a cidade, e os ‘colegiais’ fazem uma verdadeira festa, digna daquelas dos filmes americanos!

            No geral, a temperatura da cidade varia em média com a mínima de 19º C no inverno e a máxima de 35° C no verão, ou seja, o sol dá as caras por lá o ano inteiro, o que não é ruim se você não é uma pessoa exageradamente ‘calorenta’ (o que não é problema para os nordestinos que já são acostumados com temperaturas assim o ano inteiro). O mar caribenho em Cancun tem o similar padrão, estando sempre com águas quentinhas.
            Então com essas informações você pode perceber que de novembro até o início de março (pra os que querem fugir do spring break) e do meio de abril até meados de junho (para não alcançar ser alcançado por furacões). Levando em consideração essas questões, não terá erro na escolha da data da sua ida ao paraíso.
            Eu fui no dia 24 de abril do ano passado, escolhi essa data depois de muita pesquisa, a qual me certificou que o spring break do ano de 2013 já teria passado e que não seria um período de chuvas frequentes.


2 – Decidido a data da sua viagem é hora de escolher a localidade para se hospedar e verificar os hotéis da região escolhida.
Cancun fica na Península de Yucatan, na costa do estado de Quintana Roo. Você tem então basicamente três opções para se hospedar:

A) No centro de Cancun, é onde tem os hotéis mais simples e baratos, porém não dispõem da vista paradisíaca e da praticidade de estar perto da praia do centro onde tem as melhores baladas, bares e restaurantes.

B) Uma segunda opção, é a Riviera Maya, a qual é formada por mais de 100 km ao longo da costa mexicana, existem muitas opções para se hospedar, um exemplo é a Playa del Carmen (praia que caiu no gosto dos turistas europeus), é famosa por seus beach clubs e a sua Quinta Avenida. Fica à 70 km de Cancun. Tulum é outra opção pela Riviera Maya, sendo ainda mais tranquila que Playa del Carmen, a diferença é que você encontrará hotéis mais simples e rústicos, um estilo mais de pousadas e bangalôs. A vantagem de escolher um resort nesta localidade, é dispor de muita tranquilidade e belezas naturais de tirar o fôlego!

Foto tirada por mim em Tulum

C) A terceira opção, é um pouco mais cara que as anteriores, a zona hoteleira, famosa Boulevard Kukulcán (avenida principal). Esta área bastante americanizada conta com 20 km de opções hoteleiras (o que complica ainda mais a sua dúvida de onde ficar). Essa zona tem formato de um 7 (sim! Sete o número). A avenida é marcada por quilômetros, sendo quanto menor o número, mais próximo estará da “curva” do sete, ficando mais perto do centro. A parte superior do ‘7’ conta com as águas do mar mais calmas e quase sem ondas. Da curva do sete em diante, o mar vai ficando cada vez mais agitado e com mais ondas.
   
     A Plaza Forum é onde está reunida a maior parte das baladas, fica no quilômetro 9 (as melhores opções noturnas ficam entre o km 9 e 10). Se você quer conhecer shoppings por lá, o mais conhecido é o La Isla, um shopping moderno e a céu aberto, com variedades de lojas e restaurantes, está localizado no km 12.5.


        Ufa, terminei a listagem das regiões, agora acredito que alguns pensem: “tá, mas ainda quero saber dos hotéis!”. Pois é... Eu acho complicado falar de hotel em Cancun, existindo uma imensidão de opções e sendo estas pra vários tipos de bolso e gosto. Mas, tenha calma! Eu vou dar uma opção pra você não errar no hotel: Existe a redeRIU, (foi a rede do hotel que fiquei), eles contam com 4 opções de hotéis com preços que vão de $107 a $238. Contam com uma excelente localização na avenida principal da zona hoteleira (sem risco de errar em nenhuma das 4 localizações). E caso você opte por ficar em Playa del Carmen, a rede Riu dispõe de 6 opções de hotéis por lá, oferecendo diárias que variam entre $61 e $358. O bom de ficar em uma rede Riu é poder dispor das áreas comuns de todos eles, com exceção dos Palaces, os quais só podem ser desfrutados por quem se hospeda em algum deles.

      Minha escolha foi o hotel mais novo da rede, o RIU Palace Península (localizado no km 5.5 da avenida Boulevard Kukulcán). Escolhi esse hotel por alguns motivos:

1) Pelo preço que consegui, pois peguei a promoção que eles fizeram “chamando os clientes” para conhecer o mais novo membro da rede RIU, que tinha pouquíssimo tempo de inaugurado. Não lembro o valor exato, mas acredito que foi menos de $120 a diária.

2) Pela localização, que apesar de não ser a partir do km 7, que tem mais proximidade da Plaza Forum, e onde o mar começa a ficar mais interessante, eu estava perto de tudo isso (menos de 5 minutos de ônibus, o qual tinha uma parada em frente ao hotel) e era antes do km 10, que eu não queria por achar o mar muito agitado e estar mais distante do ‘miolo’ das atrações.

3) Por ser all inclusive (falarei sobre isso mais à frente), por ter muita opção de entretenimento, pelo conforto oferecido, pelas boas avaliações de limpeza e segurança que li e além de ter um designer incrível e moderno em cada detalhe do hotel.

A última dica sobre onde se hospedar, é se vale a pena o all inclusive. Pra mim valeu e muito! Saí daqui com passagens e hospedagem fechadas, levando o dinheiro apenas dos passeios (que decidi fechar lá) e para pequenos custos extras (emergências, transporte, gorjetas e alimentação fora do hotel se fosse necessário), pois eu não pretendia fazer compras lá. E a boa surpresa é que com o all inclusive e já tendo planejado quanto gastaria com os passeios, economizei muito, pois não precisei comer fora nenhuma vez, já que os próprios passeios incluíam as refeições. Sem contar que, a comida e variedade de restaurantes no hotel eram I N C R Í V E I S! Comi desde a típica comida mexicana até comida japonesa, variadas sobremesas e opções de bebidas maravilhosas, desde o clichê mexicano a tequila até um bom vinho.





O hotel tem tantas coisas pra falar que decidi fazer uma postagem só sobre ele, não  quero deixar passar nenhum detalhe maravilhoso deste resort.

Tendo então todas essas dicas hoteleiras, é hora do ‘xô preguiça’ e mãos à obra pra achar o hotel que mais se encaixe com o seu perfil. Eu particularmente, acho divertidíssima essa busca por hotéis, mas pra quem não acha, pode reunir essas dicas e levar pro seu agente turístico, ele saberá como ajudar a encontrar a melhor opção.

Eu me prolonguei mais do que gostaria, e continuar tudo que ainda falta vai deixar a postagem muito cansativa, por isso as outras perguntinhas do início do post ficarão para cenas de um de um próximo capítulo. Nos encontramos na próxima ideia, beijos.

3 comentários:

  1. arrasou rê... adoreei a postagem e um dia ainda irei a cancun e vou usar suas dicas para ir num bom período e ficar em um bom lugar :D

    ResponderExcluir
  2. Um verdadeiro paraíso! Excelente blog, continue viajando e escrevendo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre!